
domingo, 13 de dezembro de 2009
Great Expectations - Avatar

sábado, 5 de dezembro de 2009
Curtas-Metragens - Grandes Obras

Sociologia da Saúde - Desigualdades Sociais face à Saúde: http://www.youtube.com/watch?v=2LEAFGDSWV4
Blair Bitch - As Desventuras de Vagina Girl
E a fotografia que podem ver no topo deste post foi tirada durante as filmagens da minha última curta, a qual ainda está em pós-produção... Desejem-me sorte...
Surrogates - Os Substitutos

sábado, 28 de novembro de 2009
2012

domingo, 8 de novembro de 2009
The Soloist - O Solista

Distrito 9

A abordagem é a mais improvável: fomos invadidos "sem querer". Porque a nave extraterrestre teve problemas, ficou parada sobre a cidade de Sarajevo e numa tentativa de os ajudar, criou-se na cidade um acampamento onde os alienígenas poderiam ficar a viver até que a nave estivesse em condições de regressarem ao planeta deles. Porém, passam-se 10 anos e nada feito. O acampamento transforma-se num bairro de lata onde a população alienígena já ascende aos milhões, onde existe prostituição, assaltos, homicídios, contrabando, toxicodependência (são viciados em comida de gatos...), todo o tipo de violência e tráfico de armas, as quais os humanos não conseguem usar, mas nas quais têm todo o interesse.
Há que encontrar uma solução, a qual consiste no deslocamento destes alienígenas para um outro acampamento fora da cidade, onde, supostamente, terão mais condições para viver... um pouco como quando os judeus foram forçados a sair daqueles guetos para irem para os campos de concentração. É então que algo acontece ao nosso protagonista (não vou desvendar), que é o homem responsável pelo realojamento destas criaturas semelhantes a gafanhotos gigantes, e o força a aliar-se aos extraterrestres (um deles em especial) para poder sobreviver, enquanto é perseguido pelo próprio governo que o quer sujeitar a experiências que terminarão inevitavelmente com a sua vida.
É pena este filme não optar apenas por uma das modalidades (ou filme ou falso documentário), uma vez que a partir de determinado ponto torna-se demasiado óbvio que já não está nenhum operador de câmara a acompanhar o protagonista nas sua luta pela própria vida. Todavia, tal é compensado por uma boa história, com um argumento razoável (não é muito intimista, mas é mais que suficiente para dar profundidade às personagens e prender o espectador) e um enorme realismo visual, bem servido com uma bela dose de gadgets esquisitos, óptimos efeitos especiais, alguma violência gratuita, humor q.b., e uma imagética poderosa que combina o high tech com os cenários africanos. É estranho vermos extraterrestres tão personificados, sendo que todos eles são diferentes entre si, em termos de visual, caracterização e vestuário, o que talvez diminua o receio relativamente a eles e os torne menos credíveis, ou talvez não... fica dependente da sensibilidade de cada um.
Por isso mesmo, este filme pode ser um dos maiores feitos deste ano, ou a maior fantochada, visto que tanto encontramos espectadores que se riem desalmadamente com falta de credibilidade de tudo, como aqueles que ficam alucinados ao depararem-se com imagens e ideias que nunca lhes passaram pela cabeça em toda a vida.
Eu próprio direi apenas que adorei a abordagem a temas como a discriminação, o racismo, a violência e os poderes ocultos do governo e da ciência militarizada.
Resta-me dizer que Peter Jackson, realizador de King Kong e da trilogia Senhor dos Anéis, que em breve nos presenteará com The Lovely Bones, teve olho quando descobriu o realizador deste filme, depois deste ter feito uma curta metragem que se pode encontrar no youtube que nos mostra o momento da chegada dos alienígenas e todo o conflito gerado. Distrito 9 é a continuação desta curta-metragem (que provavelmente poderemos ver quando sair em DVD) e é mais que óbvio que o filme terá outra sequela nos anos vindouros... Venha ela. A originalidade e criatividade deve ser sempre aplaudida. E este é o caso!
domingo, 25 de outubro de 2009
Inglourious Basterds - Sacanas Sem Lei

Taking Woodstock + Arena

terça-feira, 6 de outubro de 2009
ABC da Sedução - The Ugly Truth

segunda-feira, 5 de outubro de 2009
Great Expectations - 2012
Bem, pessoal... Após este filme ter sido adiado para este Novembro, eis que vos mostro mais um trailer deste filme. Bom ou mau, eu vou vê-lo, nem que seja por puro guilty pleasure. Mostrem-me um filme em que a Terra é destruída ou a humanidade está à beira da extinção e eu vou a correr todo pimpão até ao cinema. Porém, como não consigo fazer o upload do trailer, deixo-vos um link no youtube para visitarem: http://www.youtube.com/watch?v=Hz86TsGx3fc
Além deste novo trailer, mostro também uma cena exclusiva (que apenas está na net há três dias, segundo me consta, pelo que este é um dos primeiros blogs a fazer a proeza de vos mostrar um bocadinho do filme. Talvez, até seja o primeiro blog português a fazê-lo!). Esta cena demora cinco minutos e tem muitos pedaços cortados, não mostrando a sequência inteira, mas apenas algumas das partes dessa cena que nos deixarão a criar mais água na boca.
Já todos sabemos que a história não há-de ser nada de original (O Mundo Vai Acabar! Temos que Salvar Alguns! The End!), mas os actores são dos meus preferidos (John Cusack, Amanda Peet e Woody Harrelson), o realizador é razoavelmente competente (quando não se espalha ao comprido) e os efeitos especiais são dos melhores que há. É perfeito para nos divertirmos durante duas horas.
Aproveito também para partilhar um filme espectacular dos anos 50, chamado When Worlds Collide. Quase aposto que ambos os filmes devem ter muitas parecenças, e como este é um fóssil muito engraçadinho dos anos dourados de Hollywood, deixo aqui o link no youtube (mais uma vez) para quem quiser ver o filme dividido em 9 partes. Atenção! Eu não apoio a pirataria, mas a verdade é que este filme é tão velho que não se encontra o DVD em nenhum país europeu.When Worlds Collide: http://www.youtube.com/watch?v=gPWI9CCdZlY&feature=related
Great Expectations - Shutter Island

quinta-feira, 10 de setembro de 2009
Public Enemies - Inimigos Públicos

Ice Age 3: Dawn of the Dinosaurs

Bem, cometi o erro de ver este filme na versão portuguesa e sem a tecnologia 3D. Já me tinham dito que este era o melhor dos 3 filmes, mas permitam-me descordar. Não bate o primeiro filme.
sexta-feira, 28 de agosto de 2009
Up - Altamente!
Bruno

sábado, 1 de agosto de 2009
Taken - Busca Implacável

Aproveito para relembrar a morte da esposa de Liam Neeson, no início deste ano, Natasha Richardson, também ela uma actriz de grande talento. A sua trágica morte resultou de um acidente enquanto praticava ski, nas suas férias em familia. Ao bater com a cabeça numa rocha, teve uma hemorragia intracraniana, que culminou na sua morte, poucas horas depois.
segunda-feira, 27 de julho de 2009
The Proposal - A Proposta

The Hangover - A Ressaca

sexta-feira, 17 de julho de 2009
Harry Potter and The Half-Blood Prince

segunda-feira, 13 de julho de 2009
Psycho - Um Ensaio Sobre a Loucura

Já alguma vez se sentiram seguidos num beco escuro? Alguma vez se sentiram desconfortáveis quando alguém não tira os olhos de cima de vocês? Já se depararam com um rasto de sangue no passeio? E com sapos mortos e vestígios de voodo à porta de vossa casa? Este ensaio não é aconselhável para quem já passou por estas situações... Muito menos para quem desenvolveu algum tipo de pânico ou medrosos crónicos. E não esqueçamos os próprios psicopatas... Este é um ensaio para quem está interessado em ver filmes de perder a cabeça.
Psycho (de Alfred Hitchcock) - 1960
Este é um filme sobre aquele tipo de psicopatas em que a gente nota que há algo de estranho com aquela pessoa, mas não fazemos a menor ideia do que é. Norman Bates, interpretado por Anthony Perkins, era filho de uma mãe autoritária e manipuladora. Desta relação edipiana, Norman cresceu como um rapaz introvertido e demasiado rígido e tímido... Aparentemente, "incapaz de matar uma mosca". Pois... "ele" podia ser incapaz de tal coisa, mas o mesmo não se podia dizer da sua inválida mãe. Norman tornou-se esquizofrénico após a morte da mãe e esta sua personalidade maternal assegurou-se de que o filho lhe seria sempre fiel, tomando conta do seu motel, e matando qualquer rapariga que pudesse demonstrar o menor interesse pelo filho. O segredo de Hitchcock para o segredo deste filme? Fazer com que tivéssemos pena do pobre rapaz, de tal forma que nunca imaginariamos que este fosse um psicopata... e assassinasse a bela Janet Leigh durante o duche, nomeada para o oscar de melhor actriz secundária, assim como o realizador. Gus Van Sant fez também um remake deste filme, algo desnecessário.
Silence of the Lambs (de Jonathan Demme) - 1991/Hannibal (de Ridley Scott) - 2001/Dragão Vermelho (de Brett Ratner) - 2002

Hannibal - The Cannibal! Hannibal Lecter, psiquiatra brilhante, com uma inteligência superior, era afinal um canibal que comia quem não "merecia" habitar este planeta. Não precisa de apresentações. Talvez o psicopata mais famoso do mundo. Perto deste senhor, não se arrisquem a não ser algo menos que perfeitos. A mediocridade pode ser o vosso bilhete de morte. Este é um psicopata apaixonante, tal é o seu carisma, génio e ironia. Valeu um bem merecido oscar a Anthony Hopkins (no primeiro filme) e um ordenado chorudo por cada filme. Só a platónica relação que manteve com Clarice fez com que a respeitasse e ajudasse a apanhar outros assassinos enquanto preso na sua prisão de alta segurança. Esta investigadora do FBI, pela sua coragem e inteligência, era o perfeito objecto de desejo. Interpretada por Jodie Foster (que também ganhou um oscar) no Silêncio dos Inocentes e por Julliane Moore em Hannibal. Se alguma vez forem convidados para jantar com alguém assim, certifiquem-se que só aceitam se vos garantirem que não fazem parte da ementa.

Pensem duas vezes antes de se tornarem famosos. Nunca saberão até onde pode ir a loucura de uma das vossas fãs! Paul Sheldon, interpretado por James Caan, é um escritor que se tornou famoso devido a uma das suas personagens: Misery Chastain, uma heroína do século XX que sobrevive a diversas aventuras, romances e dramas pessoais. Um dia, farto de escrever sempre sobre uma personagem que nunca o cativou, decide matar a dita personagem. Livre dela, escreve finalmente a sua obra-prima num refúgio nas montanhas, e enquanto regressa a Nova Iorque, para o poder publicar, tem um acidente. Acontece que a sua fã#1 o encontra e resgata-o, antes de morrer dos ferimentos e do frio no meio da neve. Leva-o para sua casa, trata-o e alimenta-o, mantendo-o refém até que o seu escritor preferido resuscite Misery, escrevendo um novo livro só para ela. Kathy Bates ganhou o oscar de melhor actriz por este papel, tornando-se famosa com esta mulher perturbada, isolada nas montanhas, de trato difícil e com possíveis abusos em criança. O filme capta muito bem o tom do livro de Stephen King. Todavia, como leitor, tenho que afirmar que o livro é uma alucinante aventura pelo obscuro mundo do desespero, loucura e sofrimento...
Sir Arthur Connan Doyle também foi ameaçado de morte quando decidiu que Sherlock Holmes morreria no seu último livro. Déjà Vu?

Não confiem em quem sabe manejar melhor lâminas do que vocês. Benjamin Barker (Johnny Depp), movido pela vingança, depois de ter perdido mulher e filha e ser exilado de Londres, por causa do juiz Turpin (Alan Rickman), sem escrúpulos, regressa à grande cidade com uma insaciável sede sanguinária. A conselho de Mrs. Lovett (Helena Bonham Carter), que tem falta de clientela, decide adiar um pouco a sua vingança e ir treinando a arte da degolação nos seus clientes e outros inimigos (como o hilariante Sacha Baron Cohen). Mrs. Lovett usa os corpos para fazer as mais deliciosas empadas de Londres e juntos formam uma parelha de sucesso, que atrai cada vez mais clientes deprevenidos para a morte certa. Tim Burton adaptou magistralmente esta ópera de forma hilariante e simultaneamente assustadora. O sangue inunda o ecrã num filme musical que ficou para a história do cinema e arrebatou o oscar de melhor direcção artística. Protejam as vossas jugulares!

O trabalho pode levar-nos à loucura. E se, em vez de serem os outros a ameaça, formos nós próprios? Jack Nicholson interpreta aqui um ex-alcoolico que encontra uma oportunidade de emprego irresistível: Guardar o hotel Overlook durante o Inverno, totalmente isolado da civilização, apenas com a companhia da sua mulher e filho, onde poderá escrever o seu romance. Acontece que este hotel já tinha sido palco para outros acontecimentos macabros, e os fantasmas que o assombram encontram neste homem a marioneta perfeita para praticar as suas horríveis maldades. Um filme que tornou Stephen King famoso pelos seus assustadores livros e personagens perturbadas e que revolucionou o cinema de terror.
"All work and no play makes Jack a dull boy."
Deixo aqui um vídeo que exemplifica o que poderia ter acontecido naquele hotel se as coisas não tivessem corrido mal... http://www.youtube.com/watch?v=sfout_rgPSA
E tantos outros psicopatas que eu aqui podia ter mencionado... Heath Ledger como Jocker em The Dark Knight, Javier Bardem como Anton Chigurh em Este País Não é Para Velhos, Rebecca de Mornay como a belíssima e perigosa baby-sitter em A Mão que Embala o Berço, ou até mesmo Christian Bale como Patrick Bateman em American Psycho.
Loucos? Eles estão por todo o lado...
sexta-feira, 10 de julho de 2009
Great Expectations - Avatar

Apesar da premissa, James Cameron é uma aposta segura. Será que volta a participar na corrida aos oscares?
Aqui fica um link para quem estiver interessado em mais pormenores acerca deste filme: http://www.filmschoolrejects.com/news/cameron-talks-avatar-at-e3-and-talks-and-talks.php
segunda-feira, 29 de junho de 2009
Terminator - Salvation

sexta-feira, 26 de junho de 2009
Star Trek

terça-feira, 23 de junho de 2009
Wesley Snipes e a Cultura...

sexta-feira, 19 de junho de 2009
Shit#2

segunda-feira, 15 de junho de 2009
Great Expectations - Shutter Island

Fica aqui o link para o site do filme: http://www.shutterisland.com/