domingo, 25 de outubro de 2009

Inglourious Basterds - Sacanas Sem Lei

Agora, vou-vos falar de uma agradável surpresa. Eu, que nunca fui o maior fã dos filmes de Tarantino, admito aqui, perante o mundo, que ele fez um filme que me conquistou por completo. Sacanas Sem Lei é o filme que todos queríamos ver sobre a Segunda Guerra Mundial. Um filme em que justiça é feita olho-por-olho e dente-por-dente. Um filme implacável que nos presenteia com um novo final para a mãe de todas as guerras. Um final em que os judeus vão à luta e se vingam de todas as atrocidades que lhes foram feitas. É uma comédia negra, um filme de acção, apesar do seu ritmo pausado e bastante regular (em oposição à maioria dos filmes de Tarantino), internacional e poliglota, que sabe usar factos reais em prol de uma ficção maior que a realidade.
Brad Pitt interpreta o líder dos Inglourious Basterds, o tenente Aldo Raine, tipicamente americano e sem um pingo de misericórdia. Os Basterds têm por missão aterrorizar o Terceiro Reich, matando e mutilando o maior número de Nazis possível e tentar acabar com aquela guerra. Neste grupo está presente o Bear Jew, o aterrorizante judeu assassino de nazis, interpretado por Eli Roth (realizador dos filmes "Hostel"), um ex-soldado nazi que assassinou outros nazis, entre tantos outros homens duros e homicidas.

No extremo oposto temos o Coronel Hans Landa, interpretado pelo espectacular Christoph Waltz, que tem um faro apurado para detectar judeus escondidos. É sem dúvida a maior revelação deste ano, um actor raro e incrivelmente cómico, vencedor da Palma de Ouro para melhor actor.

Finalmente, temos a deliciosa Diane Kruger como Bridget von Hammersmark, uma actriz alemã que decide ajudar os americanos a eliminar Hitler, e a brilhante Mélanie Laurent como Shosanna Dreyfus, uma jovem dona de um cinema parisiense, em que o climax final do filme se desenrola. Esta personagem, muito bem interpretada, dá uma aura trágica e romântica ao filme, transformando-se numa verdadeira femme fatale sedenta de vingança.

Todas as personagens são cruciais no desenrolar da história, todos os pormenores e diálogos têm importância e todas as imagens do filme foram conseguidas na perfeição. Mais uma vez, como em todos os filmes de Tarantino, a banda sonora tem também um papel muito importante. Curvo-me perante os pés de Tarantino que, na minha opinião, provou com este filme que é um verdadeiro artista e assinou aqui a sua obra de arte. Magistral!

Deixo-vos o link para o trailer e uma entrevista entre os principais actores e Tarantino.



Sem comentários:

Enviar um comentário