terça-feira, 6 de outubro de 2009

ABC da Sedução - The Ugly Truth


Já vi este filme há duas semanas, mas nunca mais me lembrei de falar dele neste blog.

Confirmo o que muitas pessoas dizem: O filme é de chorar a rir. Mais nada.

Comparando com outras comédias deste ano, A Ressaca ou A Proposta são filmes muito melhores (a meu ver). Este ABC da Sedução vale pela química sexual entre os dois protagonistas, a lindíssima Katherine Heigl (Knocked Up - Um Azar do Caraças, 27 Dresses, Anatomia de Grey) e o hilariante Gerard Butler (P.S. I Love You, 300, Fantasma da Ópera, Lara Croft...).

Ele é um tipo que faz um programa de televisão a dar conselhos sobre engate e sedução e ela é a rígida produtora do seu novo programa. Inicialmentemente incompatíveis, a relação entre eles vai-se desenvolvendo, conforme ele lhe vai dando conselhos para a ajudar a conquistar um médico por quem ela se sente atraída. O história é básica e óbvia e este filme vale mesmo a pena ver apenas por causa dos hilariantes episódios por que os dois protagonistas passam. Se eu contasse o final do filme a alguém, ninguém ficava zangado por isso, porque já todos sabem como é que acaba antes do filme começar. É um filme para rir e pensar pouco. Pode ser útil para alguém (especialmente mulheres) que precisem de conselhos acerca de sedução, mas aprende-se tanto a ver isto como a ver o Virgem aos 40.

O argumento podia ter sido escrito com o portátil ao colo numa viagem de comboio Lisboa-Porto (umas três horas deve chegar) e a realização foi feita por alguém que nem tem muito jeito para a coisa. A câmara parece devorar os actores, quase encostada às caras deles e nem souberam fazer uma cena de dança sem que parecesse repetitiva e desinteressante (foi apenas o pretexto para eles os dois se sentirem atraídos mutuamente). Até Katherine Heigl, apesar de ser hilariante, faz uma representação bué exagerada. Gerard Butler é que parece mais descontraído com um papel que lhe acenta como uma luva. E o médico, interpretado pelo desconhecido Eric Winter, pode ser o homem de sonho de muita gaja por aí, mas é mau actor e não tem pinga de carisma.

Sobram umas determinadas cuecas e um jogo de basebol para as melhores cenas e uns actores secundários eficientes. De resto, desculpem-me lá a crítica chunga, mas é só para não destoar.

Sem comentários:

Enviar um comentário