domingo, 13 de dezembro de 2009

Great Expectations - Avatar


James Cameron é um homem que não tem uma filmografia muito extensa, tendo realizado apenas oito filmes e dois documentários em toda a sua carreira, mas ficou para sempre na história do cinema, assim como cada um dos filmes que fez. Apesar de dizer que não pensa de forma hollywoodesca e ser canadiano, não se preocupando em ter sucesso comercial, todos os seus filmes foram grandes êxitos de crítica e bilheteira. O Titanic continua imbatível no topo, passados 12 anos desde que foi feito. 14 nomeações, 11 oscares, e o maior sucesso de bilheteira de todos os tempos. Desde esse filme que James Cameron se tinha dedicado apenas a explorar o fundo dos oceanos, fazendo dois documentários para poder financiar as expedições. O mundo implorava que ele voltasse a fazer algum filme. Afinal de contas, foi ele quem fez os primeiros dois Exterminadores Implacáveis, O Abismo, Aliens: O Reencontro Final e A Verdade da Mentira. Talvez o facto de apenas ter feito estes filmes, e do intervalo de tempo entre eles ser tão grande, seja explicado pela sua mania da perfeição. Tudo passa pelas suas mãos, desde o guião, realização, produção e montagem. Não há nada que ele não controle. Repete as cenas até 40 vezes se for necessário, sendo que a rodagem dos seus filmes é sempre bastante longa.

Escreveu Avatar em 1995 e após realizar Titanic tentou saber se era possível realizar esse filme. Não. O mundo e a tecnologia ainda não estavam preparados para um filme tão inovador. Eis que já em pleno século XXI ele vê um certo Gollum num filme chamado O Senhor dos Anéis e pergunta-se se já pode retirar o guião de Avatar da gaveta. Foi necessário criar nova tecnologia, a mais avançada de sempre, com uma nova câmara de alta definição e novos aparelhos para as cenas de motion capture (em que se capta o movimento dos actores e se integra nas suas personagens digitais) e 4 anos para concretizar este sonho. Prevê-se uma revolução da experiência de ver filmes, prometendo uma imersão total do espectador na acção através do 3D.

A história dificilmente podia ser mais irreverente (principalmente se tivermos em conta que foi inventada há já 15 anos). Sam Worthington (Exterminador Implacável: A Salvação) interpreta um ex-marine que ficou paralítico em combate e tem uma nova oportunidade de voltar a andar e a servir o seu país, quando o convidam a experimentar um Avatar para visitar um novo planeta. Um avatar é um "traje biotecnológico onde se mistura o seu ADN com o da raça extraterrestre que povoa esse mundo. O seu objectivo é comunicar com essa civilização", como o actor explica à Premiére, de forma a que os seres humanos consigam explorar os recursos naturais desse planeta. Acontece que esta espécie vive em harmonia com a natureza, pelo que a introsão devastadora do ser humano tem que ser travada a qualquer custo. Começa então uma batalha entre os habitantes nativos de Pandora (o planeta) e os seres invasores (os humanos). Jake, o protagonista, que aprendeu a forma de viver e os costumes dos Na'vi (os nativos) com a ajuda de Neytiri (interpretada pela belíssima Zoe Saldana que vimos nos Piratas das Caraíbas e em Star Trek), por quem se apaixona, tem então que decidir de que lado da batalha está.

Além destes actores, temos Sigourney Weaver, a cientista que inventa os avatares e "acredita que a ciência pode salvar o planeta Pandora" (pensem no mito da caixa de Pandora, se faz favor); Stephen Lang (Inimigos Públicos), o coronel que comanda a invasão do planeta; Giovanni Ribisi (Inimigos Públicos, 60 Segundos), o homem que quer explorar os recursos naturais de Pandora a todo o custo; e Michelle Rodriguez (Velocidade Furiosa), militar e amiga da personagem de Sam Worthington. Não devia mencionar Joel David Moore, porque além de ter o meu nome, participou num dos piores filmes de sempre: "The Hottie and The Nottie", ou "A Bela e a Feia", com Paris Hilton. Não percebo como é que se salta desse exterco para uma das maiores produções do ano...

Quinta-feira, vamos ser invadidos por Avatar nas nossas salas de cinema. Não vou poder assistir à sua estreia, mas mal posso esperar por abalar os meus alicerces com um filme que promete ser uma experiência inesquecível.

Assistam a este vídeo no Youtube, para terem noção do trabalhão que este filme deu: http://www.youtube.com/watch?v=L6JXUoWeZ7Q
Vejam também a reacção dos críticos que tiveram o privilégio de assistir à ante-estreia em Londres na passada quinta-feira: http://ipsilon.publico.pt/cinema/texto.aspx?id=247142

1 comentário:

  1. paixao, vou ja ja cancelar o jantar para irmos à estreia do avatar! :) eu q nem sou nada deste género de filmes tou entusiasmada para o ver ;)

    ResponderEliminar