sábado, 5 de dezembro de 2009

Curtas-Metragens - Grandes Obras


As curtas-metragens, forma de cinema tão ignorada, são muitas vezes verdadeiras obras de arte. Preciosidades, é com elas que se formam todos os artistas da sétima arte. Eu próprio já fiz umas quantas, procurando o meu próprio estilo, aprendendo e imitando, não o nego. Vou encontrando pequenas noances nos meus filmes preferidos, que gosto de recriar para contar as minhas próprias histórias. Vou encontrando também novos ângulos e conhecendo as dificuldades, as limitações. Vou descobrindo truques, com os quais consigo criar e dar vida a tantas fantasias e abstracções. Transformo a minha imaginação e sonhos em realidades.

As curtas-metragens, como obras de arte e ferramentas de aprendizagem que são, são também vencedoras de prémios (inclusivé Oscars) e dão notoriedade a futuros grandes realizadores e actores.

As curtas-metragens, são como os contos. Há pequenas histórias que só por serem transformadas em romances, perdem metade da sua beleza. Não devem ser prolongadas mais do que aquilo que são. São belas pela sua simplicidade. Ou deslumbrantes pela forma como têm tanto condensado em tão pouco tempo. São exercícios de liberdade, em que o artista pode fazer o que quer sem ter que se preocupar em como vender o seu produto. É fruto do nosso egocentrismo. Fazemo-las como nós gostaríamos de as ver, para agradar a nós próprios, namorando o nosso próprio úmbigo. Podem emocionar, surpreender, divertir, confundir, chocar.

Gosto de as ver. Mas são tão pouco divulgadas, a maioria delas, que só se encontram em certos círculos mais restritos.

Eis que aparece uma nova ferramenta, muito útil, que nos fornece um acesso a um conjunto de obras tão mais vasto. A Internet e o Youtube (em concreto), apesar dos seus inúmeros defeitos, tem esta qualidade. Acesso.

Deixo-vos aqui um conjunto de grandes obras que eu muito aprecio... Tendo participado nalgumas delas... Falando de namorar com o úmbigo...












Lost? (Coldplay Video Competition)




Sociologia da Saúde - Desigualdades Sociais face à Saúde: http://www.youtube.com/watch?v=2LEAFGDSWV4

Blair Bitch - As Desventuras de Vagina Girl

E a fotografia que podem ver no topo deste post foi tirada durante as filmagens da minha última curta, a qual ainda está em pós-produção... Desejem-me sorte...

1 comentário:

  1. olha lá, quero direitos de autor, ou de modelo, de actriz ou do que for! =P
    cada vez melhor os posts ;)

    bjo e mta merdaaa! (é assim q se diz em cinema né? ;)

    ResponderEliminar