sexta-feira, 26 de junho de 2009

Star Trek


Oi pessoal,

Tem sido difícil ir ao cinema, mas finalmente consegui, esta semana. Como o filme tem acolhido boas críticas e estava quase a sair dos cinemas, decidi ir ver o Star Trek e dificilmente teria ficado mais satisfeito.

Não conheço o universo trekkie, mas tal também não é necessário para apreciar este filme. Basta boa disposição, sentido de humor, boa companhia e querer descontrair durante duas horas.

Este filme regressa às origens da saga, de modo a que ficamos a conhecer as origens das duas personagens principais: Spock (Zachary Quinto) e Jim Kirk (Chris Pine). É o reinventar de uma nova saga. A ameaça surge por parte de Nero (surpresa das surpresas: interpretado por Eric Bana) que pretende destruir todos os planetas pertencentes à Federação, incluindo Vulcan, o planeta de Spock, que é destruído, e o planeta Terra, obviamente.

Vou começar por elogiar o elenco, escolhido na perfeição para criar um filme que pretende, acima de tudo, divertir e sacudir o pó de uma série de filmes esquecidos e de uma fórmula gasta. Somos prendados com personagens jovens, em topo de forma, rebeldes e sem medo de ir à luta. Chris Pine interpreta um James T. Kirk revoltado (em parte por ter crescido sem o pai), conflituoso e com um carisma a que poucas damas resistem. Dentro deste restrito grupo, está Zoe Saldanha, que interpreta Uhura, e se torna irresistível precisamente por ser imune ao engate de Kirk (além de ser extremamente sensual). Zachary Quinto interpreta um Spock que cresceu com a discriminação de ser filho de um pai vulcano e uma mãe humana (interpretada por Winona Ryder, e eu nem a reconheci), sobrepondo a lógica a todas as emoções. É desta antítese entre as duas personagens principais que nasce uma relação de desprezo e rivalidade, que depois evolui para uma relação de entre-ajuda, amizade e respeito, conforme se vão conhecendo. Entretanto, a espectacular parada de actores prossegue com Jennifer Morrison, actriz conhecida por interpretar a Drª Cameron na série "House", como a mãe de Kirk no início do filme, Eric Bana (quase irreconhecível) como o rancoroso, negro e vingativo vilão, Bruce Greenwood (National Treasure; Capote) como Capitão Pike, Simon Pegg (fantástico actor cómico britânico) e até temos direito ao regresso de Leonard Nimoy à saga, num momento revelação do filme.

De resto, tenho a dar os meus parabéns a J. J. Abrams, que depois das séries "Lost" e "A Vingadora", e de "Missão Impossível 3" e "Cloverfield", conseguiu o que muitos considerariam impossível, fazendo renascer esta fénix das cinzas (pode parecer exagero, mas devem concordar comigo quando digo que a série estava morta e este foi um renascer em grande estilo). A história é consistente, com temas como a discriminação, a vingança e a extinção das espécies (!), as personagens são bem desenvolvidas, o ritmo do filme é constante, com acção trepidante e adrenalina nas doses certas, e os efeitos especiais são topo de gama.

Para ver e rever. É bestial. Aqui está um dos trailers, para ficarem com um cheirinho...

1 comentário:

  1. duas coisas:
    1) como?! como é que tu depois de uma semana a fritar com micro e fisica consegues escrever isto?!!!! dá-me o pozinho magico sff!
    2)o link do trailer nao apareceu! =P

    eu tou à uma hora a tentar desenvolver a minha teoria e só me sai porcaria!damn it!

    bjooooo

    ResponderEliminar