sábado, 2 de janeiro de 2010

Avatar

James Cameron é um génio! Ontem, fui ver o filme no Cinemacity de Leiria, uma vez que não me dava jeito ir a Lisboa para o poder ver em 3D, como o realizador deste filme pretende que ele seja visto e experienciado pelo público. Está na hora de expandir esta tecnologia por todo o país de uma forma mais abrangente, se faz favor!
Deixem-me fazer-vos um roteiro da viagem. Antes do filme começar, e após visionarmos o trailer do novo filme de Sherlock Holmes, realizado por Guy Ritchie (o ex da Madonna) e protagonizado por Robert Downey Jr. e Jude Law, tivemos direito a uma experiência sensorial promovida pela Vodafone. Aparece uma mensagem no ecran que nos pede que fechemos os olhos e, através do som, somos levados numa viagem de avião, até um desastroso acidente, pelo mar e por uma ilha... Tudo arrepiantemente credível. Até que se ouve a voz de alguém e somos obrigados a regressar à realidade. Ou não! Porque logo a seguir colocamos os óculos (que somos obrigados a limpar à camisa por estarem cheios de dedadas) e o filme começa.
Conhecemos o ex-marine Jake Sully, preso a uma cadeira de rodas e conhecemos o planeta Pandora, cuja beleza visual, repleta de florestas luxuriosas e plantas e seres nunca antes vistos. Ficamos a saber que os humanos pretendem explorar os recursos naturais daquele planeta, algo que entra em conflito com os Na'vi, que vivem em harmonia com a natureza. Ficamos a conhecer as experiências científicas, em que se usam Avatares para explorar aquele novo mundo e conhecer a cultura dos Na'vi.
A beleza dos cenários é deslumbrante. Todas as plantas são incrivelmente realistas. Graças ao 3D entramos naquele enorme mundo de cascatas e desfiladeiros e montanhas suspensas. Ficamos imersos e presos àquele grandioso mundo, que os humanos querem explorar implacavelmente. OS Na'vi, também eles tão realistas e expressivos quanto os actores por detrás deles, são criaturas humanóides de três metros de altura e azuis. James Cameron e a sua equipa fizeram um trabalho irrepreensível ao criarem uma cultura primitiva, inspirada nas de tribos actuais que existem escondidas nas florestas tropicais de todo o nosso planeta. Inventaram uma nova linguagem para eles, deram-lhes rituais, canções, pinturas, vestuário, armas, tudo!
Da mesma forma de Jake Sully se vais apaixonando por aquele planeta e aquela tribo e adquirindo a sua sabedoria e conhecimentos, também nós nos apaixonamos por eles. Ficamos emocionados perante as aventuras dos protagonistas, o desenvolvimento do romance entre Jake e Neytiri e as injustiças e atrocidades que são cometidas pelos da nossa espécie.
James Cameron, há 15 anos atrás, quando ainda mal se falava do aquecimento global, George W. Bush ainda não governava os EUA, ninguém conhecia a Al-Qaeda e não se previa nenhuma (nova) Guerra do Iraque, foi um visionário. Ele pegou nos pecados cometidos pelo homem no passado, durante os Descobrimentos, com o total desrespeito pela natureza e o desprezo pelas tradições das tribos autóctones, e escreveu um épico, como alerta para a humanidade. Nós já cometemos estes erros e continuamos a repeti-los, uma e outra vez! A história passa-se num futuro em que já esmifrámos o nosso planeta até ao tutano e continuamos a fazer a mesma merda, mas noutro planeta. Por isto, eu aplaudo James Cameron pela tentativa que faz por nos dar umas estaladas e nos tentar abrir os olhos.
É claro que, ao longo do filme, nos vamos apercebendo de inúmeras referências a outras histórias e a outros filmes, desde "Danças com Lobos", "Pocahontas" até "Alien". Contudo, a criatividade está lá! Nunca se viu nada assim! É uma experiência avassaladora, muito bem sustentada por um argumento muito bem escrito; personagens credíveis e carismáticas, interpretadas por óptimos actores; cenários majestosos; efeitos especiais topo de gama e uma história envolvente.
Não sei como fazem isto em Hollywood, mas 2009 foi um ano em que cada filme conseguiu superar os anteriores em termos de tecnologia. E terminou em grande com Avatar, que rebentou com a escala e representa uma revolução na experiência de ver filmes no cinema. «Nada será como antes...»
James Cameron pode voltar a gritar que é o rei do mundo (do cinema). Ninguém faz filmes como ele.
Porém, não percam tempo. Têm aqui um dos melhores filmes da primeira década do século XXI. Vão ao cinema e, se puderem, gastem mais um euro ou dois e vejam o filme em 3D.
Visitem também o site oficial: http://www.avatarmovie.com/

Sem comentários:

Enviar um comentário