quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Great Expectations - The Ghost Writer


Recentemente, falei-vos num dos livros do escritor Robert Harris - "POMPEII". Agora, venho falar-vos, não de outro livro dele, mas de uma adaptação cinematográfica de um dos seus livros. Como eu referi da última vez que falei dele, Robert Harris escreveu "Pompeii" e também a sua adaptação cinematográfica e ofereceu-a a Roman Polanski (oscarizado por "O Pianista"). Acontece que eu li este livro sem saber que se tratava da história que Polansky tentou adaptar ao grande ecrã, com Scarlett Johanson e Orlando Bloom, e não conseguiu... Só depois, quando pensei em fazer alguma pesquisa sobre o escritor, para descobrir outros livros dele, é que descobri que "Pompeii" de Robert Harris e o filme "Pompeia" de Polanski, eram exactamente a mesma coisa.

Tal como eu também referi da última vez, esse filme não foi para a frente por causa da greve dos actores. Então, escritor e realizador viraram as suas atenções para outro projecto supostamente mais... concretizável! Tratava-se da adaptação de outro dos livros de Harris - "The Ghost Writer". Entretanto, Polanski foi preso em Setembro de 2009 e as filmagens adiadas por tempo indeterminado.


Pois bem... Recentemente fui surpreendido ao ver os últimos trailers a serem lançados no site da Apple, quando descobri o trailer de "The Ghost Writer". Acontece que, ao contrário do que eu tinha lido na Internet, afinal o filme nunca tinha sido adiado. Quando Polanski foi preso, o filme já estava em Pós-Produção e esta manteve-se em marcha, mesmo com o realizador preso. Mesmo por trás das grades, Polanski acompanhou todos os passos do filme e determinou todas as decisões artísticas. Em Portugal, o filme ainda nem é falado, nem tem data marcada, mas já estreou na Berlinale, apresentando-se como o filme preferido para vencer a competição, sendo que as críticas foram largamente positivas.


Afinal, de que trata este filme, para ser tão importante?


A história que Robert Harris escreveu teve como inspiração o ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair para protagonista. Assim, a história começa quando The Ghost, interpretado por Ewan MacGregor ("Trainspotting", "Moulin Rouge!", "Anjos e Demónios") aceita completar as memórias do ex-primeiro ministro Adam Lang, interpretado por Pierce Brosnan (saga 007, "O Caso Thomas Crown","Mamma Mia"), sendo que o seu predecessor que tinha morrido num acidente. Inicialmente, esta parece a oportunidade de uma vida. Contudo, abre-se uma polémica mediática que liga Adam Lang à CIA e a crimes de guerra e The Ghost acaba por se aperceber que o projecto não é o que parece, acabando por descobrir segredos que colocarão a sua própria vida em risco, sendo necessário descobrir o manuscrito original do antigo escritor. Para completar o elenco, temos ainda Kim Cattrall, (a Samantha de "O Sexo e a Cidade") que interpreta a assistente e amante de Lang; Timothy Hutton ("The Good Shepherd"; "Kinsey" e oscarizado por "Ordinary People" em 1980), que interpreta o advogado americano de Lang; e Tom Wilkinson ("Michael Clayton", "Eternal Sunshine of the Spotless Mind", "Shakespeare in Love"), como professor de Direito em Harvard, suspeito de pertencer à CIA.
Aguardemos com antecipação...
Deixo-vos aqui o link do trailer no youtube: http://www.youtube.com/watch?v=L_AerBW0EcI
Link para a notícia no CineCartaz do Público: http://cinecartaz.publico.clix.pt/noticias.asp?id=250562

Sem comentários:

Enviar um comentário